Professora da Uniessa aprova dois trabalhos no Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Rafaela Nunes, professora dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniessa, obteve aprovação de dois trabalhos no Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Como evento mais relevante da área no país, o P&D Design objetiva ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação e atuação no campo do Design, envolvendo pós-graduação, institutos de pesquisa, empresas e organizações do âmbito local ao global.

Intitulado “Reflexos e Reflexões: impacto do design na sociedade de consumo”, o primeiro trabalho aprovado foi produzido sob orientação da Profª Paula Landim. O artigo constrói um ensaio sobre os impactos do design na sociedade de consumo. O intuito é promover uma reflexão a partir da sistematização de fatos e conceitos que dirijam à interpretação da realidade, de modo a construir novos caminhos para o processo de design.

O segundo trabalho é fruto de estudos desenvolvidos durante uma disciplina cursada por Rafaela no doutorado, na Universidade Estadual Paulista – Unesp. Intitulado “Open Design como Agente Inovador na Prática Artesanal: um estudo sobre o Centro de Tecelagem Fios do Cerrado”, o artigo foi realizado em grupo, com colaboração de outros dois docentes em cursos de Design, Prof. Marcelo Forcato e Profª Mariane Torrezan. O trabalho apresenta possíveis soluções para a questão da sustentabilidade social a partir do ‘open-design’ aplicado como ferramenta de valorização semântica dos produtos da tradicional técnica da tecelagem, tendo como objeto de estudo o Centro de Tecelagem Fios do Cerrado, da cidade de Uberlândia.

Em sua 13ª edição, o Congresso ocorrerá no período de 05 a 08 de novembro de 2018, em Joinville – SC.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *