Em pauta: ‘História da Arquitetura, Arte e Design’

Uma aula sobre a ‘História da Arquitetura, Arte e Design’. Essa foi a proposta da professora Rafaela Nunes para os alunos do 1º e 2º período dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniessa. O palestrante Guilherme Graciano – Arquiteto e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, destacou a importância do tema para a formação profissional de novos arquitetos e designers.

Além de contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico e repertório cultural, entender as manifestações históricas é fundamental para a preservação de bens patrimoniais. O Professor ainda ressaltou que um dos campos de atuação, tanto para arquitetos quanto para designers, é o de restauro e preservação de bens da nossa cultura material.

A abordagem se concentrou em apresentar as manifestações Barrocas e sua evolução para o Rococó, que reflete os modos de vida e cultura dos séculos XVI, XVII e XVIII. Tendo seu início na Europa, o Barroco e o Rococó de certa maneira ganharam o mundo, sendo possível encontrá-las nos países da América Latina e até mesmo em países orientais, como na China.

No Brasil, um dos nossos maiores patrimônios culturais em termos de arquitetura e design, apresentam as manifestações barrocas, como a cidade de Ouro Preto – MG. Lá é possível observar os princípios da arquitetura e da pintura barroca, que tem como intuito provocar sensações de contato e proximidade com o ‘céu’ e o ‘paraíso’. A arquitetura barroca se funde com a pintura, o que destaca a atmosfera teatral pretendida por esse estilo. A profusão de elementos em ouro, entalhes, a tendência vertical, grandiloquência e os efeitos de movimento são marcas desse período que pretendia dominar com o poder da emoção de modo imediato e avassalador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *