Encerramento do Workshop ‘Narrativa em Animação’

Mais um Workshop finalizado com sucesso na Faculdade Uniessa. Nesta terça-feira (13) foi ministrado o último módulo do Workshop ‘Narrativa em Animação’ para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design. Ministrado por Fernando Kebex da empresa Survival Kit, o objetivo do ‘minicurso’ é treinar os participantes para que sejam capazes de criar e planejar um vídeo animado.

No último mês, os estudantes tiveram quatro encontros com o profissional. No primeiro módulo foram explanados aspectos iniciais do processo criativo e a busca por ideias base. Na parte central do conteúdo foi demonstrado como são construídas as narrativas de filmes, sejam comerciais ou para entretenimento. Fernando também pontuou a respeito de um bom briefing, pesquisa de referências e construção da proposta a ser apresentada aos clientes.

Na segunda semana, os alunos iniciaram a etapa de desenvolvimento da mensagem do texto. Entre os tópicos, o palestrante falou sobre a importância dos personagens – os donos da história, a estrutura do roteiro, decupagem da cena, direção criativa e Storyboard.

Na sequência foi ministrado o módulo referente ao ‘Stopmotion para publicidade no interior’. O Stopmotion é uma das técnicas de animação mais antigas e tradicionais ainda utilizadas. Seu método de produção é bastante caro e demorado, mas ainda sim existem estratégias para utilizá-la de modo viável em filmes de médio e baixo orçamento”, ressalta Fernando. Além do conhecimento teórico, em um dos tópicos os participantes puderam compreender a complexidade do processo, realizando a animação de uma pequena cena de três segundos com um personagem.

Já no último módulo os alunos conheceram o Motion Graphic. De acordo com o palestrante, com os avanços dos softwares e popularização do desenvolvimento de algoritmos e soluções digitais, o motion graphic tem surgido como opção muito mais viável para o uso de animação na publicidade de médio e baixo orçamento. Para compreender as suas vantagens e limitações, foram apresentados vários exemplos de produtos desenvolvidos no mercado, utilizando essa técnica.

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