Professora relata participação no Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Entre os dias 05 a 08 de novembro aconteceu em Joinville (SC) a 13ª Edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. A professora dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniessa, Rafaela Nunes, aprovou e apresentou dois trabalhos no evento, que é considerado um dos mais importantes encontros da área no país. Profissionais e pesquisadores do ramo do design abordaram grandes discussões como a inovação social e o desenvolvimento de materiais e novos processos de produção e serviços.

“Essa experiência me permitiu perceber o quanto o design tem avançado, especialmente no cenário brasileiro, através de pesquisas e de ações conjuntas entre os diversos campos”, conta a docente. O Congresso contou com palestrantes internacionais que apontaram um panorama mundial do design. Dentre eles, a italiana Anna Pellizzari, especialista em design de materiais, com mais de 25 anos de experiência no ramo, que contribuiu com grandes marcas nos setores de bens esportivos, automotivo, interiores e embalagens.

A palestra do indiano Srini Srinivasan, empresário, Diretor Executivo da LUMIUM DESIGN Inc., Presidente eleito da World Design Organization (WDO) e membro ativo da IDSA (Associação Americana de Designers Industriais), abordou a questão de “Como o design impacta a cultura, sociedade e economia?”. Através de sua experiência em vários países pelo mundo, Srini mostrou como o design é capaz de alavancar o desenvolvimento social e econômico dos países que se comprometem com a inovação e a tecnologia. O palestrante ressaltou que se trata de uma profissão promissora, capaz de articular entre diversos campos e desenvolver soluções criativas para os problemas presentes e do futuro.

De acordo com Rafaela, várias outras palestras, em um total de 10, abordaram temas importantes e relevantes, não só para o design no Brasil e no mundo, mas para a sociedade e o futuro. “O evento foi, de fato, um propulsor de ideias e discussões na busca de estratégias e ações para a solução dos problemas sociais, econômicos e culturais que estamos ou vamos enfrentar”, pontua a professora.

A próxima edição do P&D acontecerá no Rio de Janeiro, no ano de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *