Aluno de Design participa do Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais

A 3º edição do Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais – CONEC foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2018 na unidade da PUC de Poços de Caldas (MG). Nosso aluno do curso de Design, Igor Camargo, participou do encontro e compartilhou algumas experiências vivenciadas.

Em um cenário de crise política e em um ano marcado por eleições presidenciais, o 3º CONEC propôs a articulação entre os conceitos de ‘Convergência midiática e Monitoramento de dados’. “Tive a oportunidade de conhecer interessantes estudos de diversos pesquisadores, desde graduandos até doutorandos”, afirma o estudante.

Com um público bastante amplo, o evento trouxe convidados de vários estados brasileiros como São Paulo, Pará, Pernambuco, Goiás e Paraná, além dos próprios alunos da PUC, para apresentação de pesquisas de estudo.

No primeiro dia do Congresso os dois principais conferencionistas foram Geane Alzamora da UFMG, que mostrou sua pesquisa sobre ‘A lógica transmitida das notícias’, e Viktor Chagas, com estudos nomeados como ‘Brincadeira política e ativismo digital’. Ambos abordaram questões atuais como as ‘Fake News’ e o uso das redes sociais para propaganda política dos candidatos a presidência do Brasil.

O público também conferiu as apresentações dos demais pesquisadores e os alunos foram divididos em grupos temáticos (GTs). No GT5 – Comunicação, Imagem e Produção Audiovisual tive a oportunidade de apresentar o artigo ‘Xeque Malte: o desenvolvimento de uma identidade visual e naming’. Os espectadores (alunos e professores) elogiaram bastante o projeto, por ser além de um estudo teórico, mas também aplicado na prática”, conta Igor.

O segundo dia do congresso cumpriu a mesma programação e os conferencionistas de destaque foram Rafael Grohmann (Casper Líbero) com o ‘Trabalho Digital e Circulação Comunicacional’, e Tarcizio Silva (IBPAD) falando sobre a pesquisa ‘Interrogando Plataformas e Algoritmos Digitais’.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *