Professora conquista o título de mestre pela UFU

Nossa coordenadora dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda e também professora na Uniessa, Lyanna Peixoto, realizou na última terça-feira (26), a defesa de seu projeto de mestrado. A apresentação ocorreu na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto realizado pela professora teve como resultado final um Plano de Aplicação de um curso para formação de empreendedores com foco em pequenos negócios, intitulado “Meu negócio descomplicado”. A banca de avaliação foi composta pelos docentes doutores Raquel Timponi Pereira Rodrigues – UFU, Lucas Vieira de Araújo – UEL e Marcelo Marques Araújo – UFU.

A apresentação foi muito elogiada pelo seu caráter inovador, social e também pela qualidade dos procedimentos executados e garantiu a conquista do título de Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação à professora Lyanna. Ela ressalta que a interdisciplinaridade foi o principal ponto forte desse mestrado, que também contribui para sua atuação como docente aqui na instituição. “A educação de adultos sempre me encantou muito. Poder estudar de que forma é possível contribuir para a melhoria da qualificação de jovens e adultos empreendedores foi muito engrandecedor e consigo vivenciar cada preceito aprendido com meus alunos aqui na Uniessa”, destaca.

A problemática dos pequenos negócios no interior

A pesquisa realizada pela professora Lyanna Peixoto junto a empreendedores de pequenos negócios na microrregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba constatou que ainda há muitos déficits de aprendizado na área da gestão. Esses empresários, em geral, possuem uma formação tecnicista, ou seja, nenhuma capacitação administrativa, e normalmente administram sozinhos – ou com familiares – suas empresas. Além disso, não possuem tempo livre para buscar novos aprendizados já que acumulam diversas funções e, geralmente, trabalham mais de 10h/dia. Dentre vários outros fatores, a dificuldade de acesso à qualificação traz prejuízos de imagem e financeiros desastrosos a esses pequenos negócios.

Com os resultados obtidos com o trabalho, a docente da Uniessa fez a proposição de um curso totalmente voltado para necessidades e dentro das disponibilidades do empreendedor de pequenos negócios da nossa região. Ampliando assim, o elo entre a academia e o mercado, e contribuindo para a melhoria do cenário de negócios local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *