Como os desenvolvedores e gerentes de TI podem melhorar a experiência do Usuário

O que posso fazer para melhorar a experiência de uso do meu site, sistema ou aplicativo? O que é esse mundo de UX e UI e quais benefícios isso pode me trazer? Como as pessoas do mundo de TI podem contribuir para a qualidade de uso e satisfação do usuário? Esses foram alguns dos assuntos abordados na palestra ministrada por Rafael Henrique Siqueira, designer no mundo de UX e UI há 10 anos, na última quinta-feira (4), na faculdade Uniessa.

Os docentes Rodrigo Bassan (Coordenador do Curso de Sistemas de Informação) e Rita de Cássia receberam o palestrante, que compartilhou muitos ensinamentos aos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º períodos do curso de Sistemas de Informação.

Com a expansão de tecnologias em geral, muitas empresas começaram a investir na criação de sites, aplicativos e softwares, tudo isso com a intenção de estreitar ainda mais o laço entre as marcas e os consumidores. Para facilitar essa aproximação, foi necessário entender os inúmeros pontos que fazem parte de uma interação positiva entre o consumidor e a empresa no meio digital. Por meio desta evolução, estudos como UX e UI surgiram para auxiliar este processo.

O termo UX vem de User Experience ou Experiência do Usuário. Trata-se, basicamente, de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço digital que a sua empresa oferece. O User Interface (UI), ou interface do usuário, é tudo aquilo que é perceptível visualmente em alguma plataforma e leva o usuário a uma interação positiva. Pode ser um botão, um menu diferente ou até mesmo um som.

É preciso que o usuário consiga identificar de forma clara os elementos que realizam alguma ação e quais ações eles realizam. Usar criatividade na hora de compor os elementos é muito importante, mas é preciso atentar-se aos ‘padrões’ aos quais os usuários já estão acostumados e que reconhecem mais facilmente.

Mesmo depois de observar resultados positivos, é possível que os desenvolvedores e gerentes de TI otimizem os esforços e alcancem objetivos ainda maiores de forma regular. Sempre utilizando UX e UI para fortalecer sua estratégia digital.

Sobre o palestrante:

Rafael Henrique Siqueira, designer no mundo de UX e UI há 10 anos, com foco em soluções voltadas aos usuários e de olho na viabilidade técnica e nos requisitos de negócio. Experiência em metodologias de desenvolvimento ágil e trabalho em equipe para projetos de complexidade elevada e com utilização de novas tecnologias.

Com atitude empreendedora, experiência em montar times e estabelecer organizações estratégicas, entusiasta de transformação digital, futurismo, crescimento exponencial de tecnologia, IoT, robôs e novíssimas tecnologias. Já desenvolveu projetos digitais para Vivo, Sem Parar, Globo, XP Investimentos, Itaú, JBS, Natura e mais. Sempre buscando agilidade para criar protótipos e validação de ideias. Desde 2014 é CEO no estúdio FLOW.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *