Professor da faculdade Uniessa publica artigo em revista internacional

O Prof. Me. Cláudio Francisco Rezende, doutorando em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, acaba de publicar um artigo na revista FUTURE STUDIES RESEARCH JOURNAL, com o tema: Asset Pricing Model (CAPM) in Emerging Markets: Evidence in BRICS nations and comparisons with other G20. Tradução: Modelo de Precificação de Ativos (CAPM) em Mercados Emergentes: Evidências em nações do BRICS e comparações com outras do G20.

O objetivo deste trabalho é investigar empiricamente a aplicabilidade do modelo de precificação de ativos em um portfólio constituído por grupos de países, o G20 para este caso. O Prof. Claudio, em parceria com os outros dois autores: Prof. Dr. Vinícius Silva Pereira (FAGEN/UFU) e Prof. Dr (Antônio Sérgio Torres Penedo (FAGEN/UFU), comparou uma amostra completa de 14 países constituintes do grupo, uma subamostra de quatro países pertencentes ao BRICS e outra dos países que não pertencem.

A amostra da pesquisa consistiu em dados das taxas de juros de longo prazo desses países coletadas na base de dados da OCDE e também no Banco Central do Brasil (Bacen). Pelos resultados e estimativa da regressão dos dados em Painel em efeitos fixos, foram encontradas evidências que existe uma relação estatisticamente positiva entre o prêmio de risco do mercado e dos prêmios de risco das taxas de juros. Os betas da regressão mostraram que o prêmio pelo risco das taxas de juros não tem sensibilidade quando se considera a amostra completa dos países do G20, mas são sensíveis na amostra dos países do BRICS.

A Faculdade Uniessa parabeniza o Prof. Claudio pela publicação e também pelo excelente trabalho realizado com os alunos dos cursos de Administração, Logística, Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *