Conhecendo melhor a Consultoria Empresarial

Os alunos dos primeiros períodos dos cursos de Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Logística participaram de uma palestra com o Sr. Uérlei Ferreira Araídes. O palestrante é formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em contabilidade e controladoria e cursou mestrado em Engenharia de Produção.

Durante a visita à faculdade Uniessa, mediada pelo Prof. André Luiz Teles, Uérlei falou sobre a sua trajetória profissional e como atingiu o sucesso na carreira. Natural de Monte Alegre de Minas, ele conta que sempre lutou para alcançar seus objetivos. Para cada etapa, seja no sonho do primeiro carro ou da casa própria, ele focou nos estudos, pois tinha certeza que só através da Educação conseguiria se desenvolver profissionalmente.

Mudou-se para Uberlândia e ingressou na UFU para cursar Ciências Contábeis. Depois de atuar em várias empresas, fazer cursos de pós-graduação e se qualificar, decidiu investir no próprio negócio. Atualmente é sócio das empresas: Vita Consultoria, Vita Serviços e Bonanza Fomento Mercantil.

Em cada trabalho que desenvolve nas empresas como consultor, Uérlei tem oportunidade de atuar em diferentes demandas, sejam elas, financeiras, tecnológicas ou mesmo relacionadas com outros profissionais.

Durante o bate papo, o profissional destacou os principais motivos que levam as empresa a contratarem um consultor: ter problemas e não saber resolvê-los; conflitos entre proprietários; necessidade de introdução de novas tecnologias; planejar e conduzir programas de treinamento e capacitação; necessidade de auditar, avaliar ou estabelecer cenários e prospecção futuras; modificar estruturas organizacionais e reduzir custos, despesas, carga tributária e aumentar vendas.

A partir dessas demandas, o consultor começa o passo a passo para sanar os problemas: Inicia-se uma coleta das informações existentes; Produção de um diagnóstico dos problemas; Desenvolvimento de um plano das ações; Implantação das ações; Encerramento.

Após responder muitas perguntas dos participantes, Uérlei ainda destacou o caminho para se tornar um profissional de sucesso. Primeiro, aplicar a teoria na prática e depois, buscar sempre o desenvolvimento profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *