Evento celebra o Dia do Psicólogo na Uniessa

Na última sexta-feira (23) o curso de Psicologia da Uniessa promoveu um evento em comemoração ao dia do psicólogo. Durante o encontro foi transmitido o documentário “Eu +1: uma jornada de saúde mental na Amazônia” e em seguida foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga Layla Gomes, que participou do projeto Clínica de Cuidado, cujas intervenções foram retratadas no longa.

“EU+1” narra a jornada de uma equipe de atenção em saúde mental na Amazônia, composta em sua maioria por psicólogos, formada para escutar os ribeirinhos atingidos pela hidrelétrica de Belo Monte. O documentário registra a construção da Clínica de Cuidado e percorre um delicado itinerário pela experiência singular de cada voluntário, numa expedição íntima por desejos e percepções durante a atuação no território.

O encantamento dos alunos de Psicologia pela possibilidade de prática apresentada rendeu perguntas que possibilitou um profícuo diálogo com a convidada. Layla relatou os desafios e os ganhos que ela tivera pessoal e profissionalmente, a partir dos seus dias na Amazônia.

A psicóloga falou sobre esta e outras experiências em que foi para campo, como no desastre em Brumadinho, e apontou o quanto a Psicologia evoluiu nos últimos anos no atendimento a crises desta ordem. A noite foi encerrada com os presentes refletindo sobre a importância da escuta e sua potência transformadora na história de vida das pessoas.

“Vocês são essas pessoas que nos ajudam a encontrar brechas ou portas, no lugar onde elas não existem, pra mim os psicólogos são isso”, afirma Maria Francineide, ribeirinha atendida na Clínica de Cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *