‘Análise das Demonstrações Financeiras’ no processo de auditoria

Nessa semana a faculdade Uniessa recebeu a visita do fundador e diretor da Master Auditoria e Consultoria, Paulo Sérgio Melão. Mestre em Administração e Graduado em Economia e Ciências Contábeis, o profissional falou sobre a prática da ‘Análise das Demonstrações Financeiras’ no processo de auditoria aos alunos da Faculdade UNIESSA dos cursos de Gestão Financeira e Administração de Empresas.

A convite da professora Gláucia Coelho, o palestrante apresentou os desafios da carreira profissional e falou sobre a importância da informação no mercado de trabalho através da prática da análise das demonstrações financeiras no processo de auditoria. Paulo ressaltou facilitadores como os softwares atuais e os modelos eletrônicos de informações, além de compartilhar experiências profissionais em empresas, principalmente de grande e médio porte.

Outro ponto importante no setor de auditoria, segundo o palestrante, é o poder de negociação para conseguir as informações. Ele também abordou sobre o termo de ‘compliance empresarial ou corporativo’, que é um conjunto de estruturas, políticas, regras e procedimentos implementados na organização visando assegurar a conformidade do seu funcionamento à legislação vigente e pertinente, às suas normas e procedimentos internos, aos requisitos contratuais e aos padrões éticos desejáveis para o ramo de negócios que atua.

Para concluir a atividade proposta, os alunos elaboraram uma síntese sobre o poder da informação no mercado de trabalho e a abordagem de um dos estudantes se destacou: “O grande desafio é reunir dados e indicadores que se transformam em informações para serem utilizadas nas estratégias com objetivo de alcançar alta performance das organizações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *