Professor aprova artigo no VIII Colóquio Semiótica das Mídias

André Luiz Castro, professor dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniessa, obteve aprovação de um artigo no VIII Colóquio Semiótica das Mídias. O evento, promovido pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação e organizado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), visa proporcionar o relato de trabalhos que contenham resultados de pesquisas, finalizadas ou em andamento, com reflexões que envolvam questões e ângulos de estudos do âmbito da semiótica e da comunicação.

O docente fará a apresentação do estudo “A vinheta e o papel estratégico do Designer: olhares sobre a manipulação dos signos na mídia televisiva” durante o Congresso, a ser realizado de 25 a 28 de novembro, em Japaratinga/AL.

O objetivo do trabalho é entender a contribuição do design na consolidação da marca no mercado a partir do uso das logomarcas tendo como eixo de análise as vinhetas de duas redes de TV aberta – a TV Globo e a Record TV. A observação foi realizada a partir de matrizes com base em Araújo (2011) à luz da Semiótica e da Comunicação Visual.

A base para a análise foram vinhetas exibidas nos anos 1977 e 1990 – período de desenvolvimento do videografismo. As reflexões foram feitas, especialmente em Aznar (1997), Dondis (2003), Peirce (2005) e Joly (1996).

Para conquistarem as posições que têm atualmente, André concluiu que a TV Globo criou, no período analisado, uma identidade visual que foi aperfeiçoada e que usou elementos sociais e culturais às produções. Já a Record TV, ao contrário, priorizou apenas a logo, alterando a estrutura quatro vezes no período, afetando a consolidação da marca.

“O estudo se justifica pela urgência e relevância da discussão do papel interdisciplinar do Designer, uma vez que ele é um produtor de ideias e um colaborador no processo de mediação entre o produto e o consumidor”, afirma o professor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *