Dr. Jadir Cirqueira fala sobre o “Ministério Público Construtivo”

Na última segunda-feira (04), os alunos dos cursos de Direito e Psicologia da faculdade UNIESSA participaram da palestra “Ministério Público Construtivo”, ministrada pelo Dr. Jadir Cirqueira de Souza. O palestrante é Promotor de Justiça de Entrância Especial da Comarca de Uberlândia, Mestre em Direito, professor universitário e autor de livros. 

Na ocasião, Dr. Jadir contextualizou a atuação do Ministério Público no ordenamento jurídico brasileiro, desde as primeiras Cartas Constitucionais até a Carta Constitucional de 1988, denominada Constituição Cidadã. 

Ele contou fatos de sua carreira jurídica e enfatizou para todos os alunos a importância do estudo diário, que todas as conquistas dependem do esforço, disciplina e dedicação, assim como a aprovação em um concurso público ou na atuação em qualquer área do Direito ou da Psicologia. 

O Palestrante destacou a relevância de se estabelecer relações com outras ciências e a necessidade da interdisciplinaridade entre as áreas afins. Relatou casos fáticos em que o papel da ciência da psicologia foi essencial para resolução de conflitos, casos em que o Direito restaria inerte, sem solução. De modo, que as duas ciências trabalhando mutuamente conseguem dirimir conflitos, conciliar e harmonizar contextos difíceis e até insolúveis num primeiro momento. 

Dr. Jadir ressaltou a importância do Ministério Público Construtivo, como uma mudança de paradigma, principalmente por utilizar ferramentas para atuação distinta da coerção, própria do Direito, como por exemplo, a interface com as demais ciências, como a psicologia e os estudos psicossociais. 

Sobre o evento, o Promotor afirma que “é muito importante que a faculdade se abra para profissionais de outras atividades para que o aluno tenha uma visão interdisciplinar do conhecimento humano”. Ele conclui: “Nós hoje, especialmente no Direito, convivemos com conflitos modernos difíceis de resolver, então é muito relevante termos essa visão holística.A faculdade Uniessa está de parabéns pela iniciativa”. 

A mediadora da palestra e coordenadora do curso de Direito, Elisangela Medeiros, também enfatizou a importância do debate construtivo para a formação de cidadãos mais atuantes nas causas sociais. “Nosso encontro tem como meta principal agregar valores e satisfação aos nossos alunos. A faculdade Uniessa acredita na parceria com a coletividade, ou seja, a inserção dos alunos perante a sociedade”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *