Alunos participam de visita técnica em Araguari

No último sábado (23), os alunos da disciplina ‘História da Arte, Design e Arquitetura I’ participaram de uma visita técnica na cidade de Araguari. Os estudantes puderam experienciar uma aula diferente, onde foi abordado o tema “Manifestações Ecléticas na Arquitetura e no Design”, através da visitação aos patrimônios históricos da cidade, que retratam o Estilo Eclético.

A turma também passou por construções que correspondem ao estilo Art Decó e espaços urbanos que são exemplares da Arquitetura Modernista da região do Triângulo Mineiro. Além da oportunidade de observar os patrimônios arquitetônicos, os alunos ainda conheceram o famoso e histórico Bar Apolo, onde experimentaram a melhor coxinha da região.

O objetivo principal da visita foi discutir o conceito da arquitetura eclética, contextualizando historicamente os fatores sociais, econômicos e culturais do período. O intuito é também estimular a percepção do aluno quanto aos materiais, características estéticas e construtivas da época, explica a professora Rafaela Nunes, responsável pela iniciativa.

Para a docente, “o fato de possibilitar o contato direto com essas obras, torna mais claro e interessante o entendimento sobre as principais características da arquitetura eclética no Brasil”.

É fundamental que os estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo construam uma bagagem cultural, pois estimula o senso crítico e a capacidade criativa, sendo essa a finalidade da disciplina ministrada por Rafaela Nunes. A atividade proporcionou aos participantes conhecer a história e o desenvolvimento da região no início do século XX, bem como impulsionar a consciência de conservação do patrimônio histórico.

A professora ressalta ainda que a experiência foi interdisciplinar, pois estimulou o olhar dos alunos por meio do registro fotográfico das construções, onde eles puderam colocar em prática os ensinamentos passados pelo Prof. André Castro, na disciplina de ‘Fotografia’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *