Alunos desenvolvem 135 trabalhos com a temática ‘Responsabilidade Socioambiental’

Nos dias 03 e 04 de dezembro foi realizada mais uma Jornada Acadêmica na faculdade Uniessa. Durante o evento foram apresentados 135 trabalhos produzidos ao longo do segundo semestre de 2019 por alunos de todos os cursos da Instituição, por meio do Desafio Acadêmico Semestral. 

O DAS é um projeto da UNIESSA que tem como objetivo propor um desafio temático e proporcionar ao discente desenvolver uma atividade prática conectada com a sociedade. Nesse semestre o tema escolhido é a ‘responsabilidade socioambiental’, com o propósito de formar cidadãos mais conscientes e fazer com que esses futuros profissionais entendam que é possível utilizar a formação acadêmica para contribuir com o meio em que vivem. 

A estudante do curso de Design, Victória Niquê Borges, e outros cinco colegas trabalharam a temática “Design para a felicidade”, com o foco em carros adaptados. Segundo a aluna, a experiência foi fundamental para que todo o grupo pudesse compreender como os profissionais de design podem ajudar as pessoas com alguma deficiência. “Acredito que a grande lição desse trabalho foi entender que nos meus futuros projetos eu preciso pensar de uma forma universal, trabalhando a inclusão social e quem sabe facilitar a vida de outras pessoas”, afirma. 

Os alunos desenvolveram os projetos passando por várias etapas, orientados por professores e coordenadores. “Hoje nós estamos concluindo a última etapa do DAS que é a apresentação do pôster para os colegas e avaliadores. A Jornada Acadêmica trabalha a multidisciplinaridade, relacionamento com os outros grupos e troca de conhecimentos, ressalta um dos orientadores, Rodrigo Bassan. 

Segundo o aluno do curso de Administração, Ezequiel Rocha, a experiência de desenvolver um trabalho com essa temática teve um impacto muito positivo para todos os colegas. “Em nosso projeto nós falamos sobre a responsabilidade sustentável dentro das organizações. Através de pesquisas nós constatamos que o homem utilizou descontroladamente os recursos da natureza e hoje as empresas não podem pensar somente em ações sustentáveis, devem se preocupar também com a responsabilidade, ou seja, utilizar as matérias primas, os recursos da natureza, mas devolver de forma sustentável para a sociedade”, ressalta o estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *