Professora publica artigo em relevante revista nacional

A professora Karen Bortoli teve um artigo publicado na revista Ambiente Construído, um dos mais relevantes periódicos nacionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Construção. O estudo é derivado da pesquisa de mestrado da professora, com o objetivo de analisar a resiliência no ambiente construído de habitações de interesse social (HIS) do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

A resiliência é entendida como a capacidade do ambiente construído em resistir, adaptar-se e transformar-se para lidar com impactos impostos e imprevistos, ao longo do tempo. No artigo, foi dado enfoque especificamente à observação dos impactos sobre as casas derivados de sua inadequação ambiental.  

Utilizou-se metodologia conhecida como avaliação pós-ocupação (APO) para observação desses impactos em HIS situadas no Residencial Sucesso Brasil, em Uberlândia (MG). Como principal contribuição do trabalho, destaca-se a identificação de soluções projetuais que devem ser encorajadas em projeto de HIS, a fim de amplificar sua adequação ambiental. 

Ademais, os resultados da pesquisa, como um todo, amparam a obtenção de habitações de interesse social mais resilientes, alinhando-se assim aos objetivos de agendas urbanas de relevância internacional, que colocam a resiliência como motor no combate à vulnerabilidade das grandes cidades. 

Sobre a revista: 

AMBIENTE CONSTRUÍDO é um periódico científico da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC, entidade acadêmica, sem fins lucrativos, e que tem dentre seus objetivos a contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico e sua disseminação.

Clique aqui para acessar o artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *