Arquiteto e Urbanista beninense apresenta metodologia de projeto inovadora e inspira alunos da Uniessa

Arquiteto e urbanista, Abiọlá Àkàndé Yáyì 

Na última terça-feira (28), os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Faculdade Uniessa participaram de uma palestra com o tema “elaboração e aplicação de conceito e partidos em projetos de arquitetura e urbanismo e design”. A convite da professora Karen Bortoli, o palestrante Abiọlá Àkàndé Yáyì, apresentou os projetos autorais que vem desenvolvendo no Brasil e no Benin (África). 

O arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), contou sobre sua trajetória como estudante e após formado, demonstrando a forma espontânea como tem evoluído na carreira, trabalhando com projetos arquitetônicos e, mais recentemente, com design de mobiliários. Foram promovidas discussões sobre o processo criativo em projetos de sua autoria e a relação destes com a cultura e aspectos identitários, que são singulares de cada projetista. 

A metodologia do desenho reflexivo foi apresentada pelo arquiteto como ferramenta para o auto-conhecimento enquanto ser humano e profissional, a partir do qual a coerência pode ser perseguida em projeto e a autonomia profissional se concretiza. Tratam-se estes de aspectos que tornam um profissional único dentre os demais, orientando e promovendo sua carreira. De acordo com o arquiteto, foram objetivos do encontro: 

  • Incentivar a exploração de princípios como a sustentabilidade e a ecologia como base para enriquecer o campo criativo;
  • Despertar a consciência da influência identitária no processo de concepção projetual;
  • Mostrar a coerência existente entre as tomadas de decisões projetuais e os conceitos de elaboração do projeto;
  • Ampliar as perspectivas de atuação dos alunos de um ponto de vista prático e profissional.

Após a palestra, Abiọlá participou de um bate-papo com professores e alunos, que trouxeram dúvidas relativas a inquietações pessoais quanto à área escolhida para atuação, bem como elogios e complementações. 

Professora Karen Bortoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *