Análise do comportamento nos transtornos de ansiedade é tema de palestra na Uniessa

Prof.ª Dr.ª Kátia Caetano

O curso de Psicologia da Faculdade Uniessa recebeu na última semana a presença da psicóloga Esp. Marina Rodrigues Alves Lino, trazendo uma discussão bastante atual sobre os transtornos de ansiedade e as diferentes perspectivas de tratamento da ansiedade clínica através das ferramentas da Terapia Cognitivo-Comportamental e Análise do Comportamento. A mediação do evento foi realizada pela Prof.ª Dr.ª Kátia Caetano. 

A palestra online abordou diferentes tópicos, como definição das emoções de medo e ansiedade, que envolve componentes cognitivos, emocionais, fisiológicos e comportamentais; transtornos de ansiedade; e estratégias psicoterapêuticas para tratamento de tais condições. A psicóloga Marina apresentou ainda um estudo de caso real, onde foram discutidos os sintomas e características de um caso de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e as estratégias cognitivo-comportamentais de tratamento. 

O evento possibilitou a aproximação dos alunos com a atuação e prática clínica do psicólogo, promovendo a discussão de conceitos trabalhados em sala de aula nas disciplinas de Processos de Aprendizagem I e II como condicionamento clássico, condicionamento operante, extinção, reforço e punição, com as idiossincrasias e desafios encontrados no tratamento de quadros como fobias, ansiedade social e TOC. O tema gerou inúmeras perguntas e comentários dos estudantes relacionados a aplicação de conceitos teóricos discutidos em sala no tratamento da ansiedade clínica. 

Sobre a palestrante 

A psicóloga Esp. Marina Rodrigues Alves Lino é formada pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC-RS. Possui ampla experiência como psicóloga escolar e, atualmente, atua como psicóloga clínica em Uberlândia desde 2011. Realiza psicoterapia online e presencial a adolescentes e adultos, nos casos de depressão, transtornos de ansiedade, luto, terapia de casal e orientação profissional.

Psicóloga Esp. Marina Rodrigues Alves Lino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *