Ciclo de Palestras promove discussões sobre o impacto das informações financeiras em tempos de COVID-19

Ma. Thalita P. Caetano Campanholo

Os cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Faculdade Uniessa promoveram, entre os dias 11 a 18 de maio, o ciclo de palestras intitulado ‘Impacto nas Informações Financeiras’. Organizado pelo coordenador dos cursos, Prof. André Teles, com o apoio das professoras Cleonice Marinho e Vanessa Ramos, o evento proporcionou aos alunos a discussão de temas relevantes e atuais, principalmente o impacto que a pandemia da Covid-19 tem trazido para as empresas. 

A primeira palestra foi proferida pelo professor Reiner Alves Botinha, Doutor e Mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia. O palestrante é autor de trabalhos publicados nos principais periódicos e congressos nacionais e internacionais. Durante o encontro, Reiner falou sobre a importância do profissional formado em Ciências Contábeis ajudar as empresas a saírem da pandemia e ressaltou que, com um planejamento adequado, é possível superar todas as dificuldades enfrentadas atualmente. 

A professora Thalita P. Caetano Campanholo ministrou o segundo dia de evento. Graduada e Mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia, a profissional é assessora vinculada a XP Investimentos, possui experiência acadêmica como docente e é autora de trabalhos publicados em jornais e congressos científicos. Thalita discorreu sobre o mercado financeiro e explicou como se deve planejar e aplicar na bolsa de valores. Falou sobre os riscos e oportunidades de se obter um bom lucro com as aplicações financeiras. 

A terceira palestra, intitulada “Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro”, foi proferida pela professora Maria Inês Cunha Mirandagraduada em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômico e doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A professora enfatizou a importância do Planejamento Financeiro para as empresas e, também no âmbito pessoal, com exemplos e cases.

“As mudanças do mercado pós pandemia” foi a temática do quarto encontro, apresentado pelo professor Marcelo Humberto de Paiva Cunhagraduado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças. Especialista em Gestão de Marketing, proprietário e consultor master da empresa Innovatio Oficina de Ideias & Negócios, o profissional atua em Consultorias de Negócios e Inovação, Financeiras, Design Thinking, Treinamentos e Palestras em grandes corporações de Uberlândia e região. Marcelo compartilhou seus conhecimentos sobre a importância do fluxo de caixa das empresas, principalmente no atual cenário em que estamos vivenciando. Ele exemplificou as redes sociais como alternativas para vários seguimentos de negócios, em um momento onde as empresas devem buscar novas formas de atender os clientes.

A última palestra, intitulada “Orçamento Público e o avanço da contabilidade pública no Brasil”, foi apresentada por Camila Moraes de Ataídesgraduada em Ciências Contábeis e mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia. Atua como contadora na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Camila falou sobre o planejamento público, discorrendo sobre o Plano Plurianual, Lei das Diretrizes Orçamentarias e Lei Orçamentária Anual. A profissional ressaltou as dificuldades que várias prefeituras de cidades pequenas e médias enfrentam pela falta de infraestrutura, tanto de pessoal como de tecnologia, para se adequarem as exigências das leis vigentes. Camila ainda abordou as novas atualizações nas legislações existentes.

Dr. Reiner Alves Botinha
Dra. Maria Inês Cunha Miranda
Marcelo Humberto de Paiva Cunha
Camila Moraes de Ataides

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *