Alunos de Arquitetura participam de palestra sobre construções sustentáveis

Professora Karen Bortoli 

A convite da professora Karen Bortoli, os alunos do 1º e 2º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniessa receberam ontem (09) a arquiteta e urbanista, Aline Macedo, para, no contexto da disciplina de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, palestrar sobre construções sustentáveis.

A palestrante é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Construções Sustentáveis pelo INBEC. Possui experiência de 5 anos em uma consolidada construtora de Uberlândia, onde atuou em projetos residenciais horizontais e verticais, institucionais, paisagísticos e urbanísticos; de 2 anos no setor público, onde adquiriu prática em projetos institucionais, de mobiliário urbano, mobilidade urbana e sinalização viária.

Na palestra foi abordado o tema construções sustentáveis, de relevância para a área da construção civil, que promove elevados impactos sobre o meio ambiente e sociedade globalmente. Tratam-se de impactos derivados da origem dos materiais construtivos, de seu nível de energia incorporada e da produção de gases estufa derivados de sua produção, beneficiamento e transporte, além dos resíduos gerados nas fases de execução, operação e eventual desmonte das edificações, refletindo o uso, ainda predominante, de sistemas construtivos pouco racionalizados e ineficientes.

Nesse contexto, a arquiteta apresentou o conceito de projeto integrado como aquele em que os diversos atores envolvidos na cadeia da construção civil (arquitetos, designers de interiores, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, engenheiros mecânicos, entre outros profissionais) deliberam conjuntamente sobre o projeto desde os primeiros traços, eficientizando soluções e contribuindo para ampliação da qualidade ambiental e sustentabilidade da edificação em sua fase de uso e operação.

Através de diversos estudos de caso, a arquiteta ainda apresentou tecnologias inovadoras, materiais e técnicas construtivas e estratégias de projeto e execução capazes de promover sustentabilidade na construção civil, contribuindo para composição de rico repertório de soluções que poderão ser facilmente implementadas em projetos dos futuros profissionais arquitetos e urbanistas.

Foram objetivos dessa palestra:
•             Difundir conhecimento acerca de construções sustentáveis;
•             Incentivar o uso de tecnologias, materiais e estratégias ambientalmente responsáveis;
•             Aproximar o aluno da prática projetual com foco na sustentabilidade.

Palestrante Aline Macedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *