A importância da Psicologia em tempos de pandemia

Professora e coordenadora do curso de Psicologia, Letícia Vargas 

Na noite de ontem (26/08), mais de 100 futuros psicólogos, estudantes do primeiro ao quarto período da Faculdade UNIESSA, estavam presentes no evento on-line organizado pela professora e coordenadora do curso de Psicologia, Letícia Vargas de Lima e pela professora Paula Lemes. As psicólogas Camila Bahia e Virgínia Bonon foram convidadas para discutir a respeito da importância da Psicologia em tempos de pandemia.

Como psicóloga conselheira, Camila abriu os trabalhos apresentando a organização do Sistema Conselhos de Psicologia, enfatizando a sua função de fazer uma mediação entre a sociedade e a psicologia, enquanto ciência e profissão. Camila falou também da luta do conselho pela não banalização da psicologia e defesa dos direitos humanos. A profissional apresentou também as variadas produções e ações do CFP para auxiliar o psicólogo em sua atuação neste contexto sem precedentes que vivemos.

Em um segundo momento, a psicóloga Virgínia explanou para os alunos sobre a atuação do psicólogo hospitalar e os desafios enfrentados pela categoria no exercício da sua função em tempos de pandemia. A profissional aponta que o aumento do fluxo de atendimentos seja por pacientes afetados pela COVID, seja pelas outras demandas de internação que continuam acontecendo, somado aos novos protocolos necessários, culminou em uma reestruturação completa do setor. Virgínia abordou ainda o desafio de acolher uma demanda de sofrimento psíquico, toda paramentada, e contou situações marcantes de sua trajetória profissional.

Os alunos se engajaram bastante na temática proposta pelo evento e fizeram muitas perguntas. “Finalizamos a noite certos da importância de promover espaços como este para o fortalecimento da profissão e para a ampliação de conhecimentos dos futuros psicólogos acerca da prática da Psicologia”, afirma Letícia Vargas. 

Psicóloga, Virgínia Bonon
Psicóloga, Camila Bahia
Professora do curso de Psicologia, Paula Lemes 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *