Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação dos Processos de Ensino-Aprendizagem
FrequênciaA frequência às aulas e demais atividades escolares, privativa dos matriculados, é obrigatória, vedado o abono ou compensação de faltas, bem como a dispensa de frequência, salvo nos casos previstos em lei. Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o estudante que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente e demais atividades programadas. A verificação e registro da frequência são de responsabilidade do professor, e seu controle compete à secretaria acadêmica.
AproveitamentoO aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas avaliações, exercícios, projetos, relatórios e demais atividades programadas em cada componente curricular. A atribuição de pontuação em cada uma dessas tarefas avaliativas leva em consideração (a) o domínio do referencial teórico e técnico, (b) a capacidade de relacionar teoria e prática e (c) a percepção sistêmica da atividade do gestor financeiro, em suas relações sociais, econômicas, culturais, políticas e ambientais.
Cálculo dos PontosA avaliação do desempenho do estudante em cada uma destas atividades é feita atribuindo-lhe uma nota expressa em grau numérico de 0 a 100 pontos, com aproximação até a primeira casa decimal, vedado o arredondamento. A média de aproveitamento em cada disciplina corresponde à média aritmética ponderada das notas de provas, trabalhos, exercícios, projetos, relatórios e demais atividades programadas, conforme previsto no Plano de Ensino da disciplina e às ponderações aprovadas pelo Colegiado de Curso. Atendida em qualquer caso a frequência mínima de 75% em cada componente, é considerado aprovado na disciplina, independentemente de exame final, o estudante que obtiver média de aproveitamento não inferior a 70,0 pontos.
O exame FinalO estudante que tiver pelo menos o mínimo de frequência de 75% no componente e demais atividades e nota de aproveitamento inferior a 70,0 pontos, porém não inferior a 50,0, poderá submeter-se ao exame final. O estudante aprovado no exame final terá necessariamente o percentual de 70%, mínimo necessário à aprovação. O estudante não aprovado no exame final terá registrada a nota total obtida ao longo do semestre. Ao final, o estudante reprovado por não ter alcançado frequência ou nota mínima exigida, cursa novamente o componente curricular no semestre letivo subsequente.
As médias são apuradas até a primeira decimal, sem arredondamento. O estudante é considerado reprovado na disciplina se a frequência em cada disciplina for inferior a 75% (setenta e cinco por cento) e a média de aproveitamento, apurada nos termos do Regimento Interno, for inferior a 70,0 pontos.
Faltas e Revisão de NotaAo estudante que deixar de comparecer às verificações de aproveitamento nas datas fixadas, havendo motivo justo e comprovado, pode ser concedida segunda oportunidade, desde que requerida no prazo de três dias úteis a contar da data da atividade avaliativa objeto do requerimento. Pode ser concedida revisão da nota atribuída às provas, trabalhos, exercícios, projetos, relatórios e às demais atividades programadas em cada disciplina.
Aprovação e Promoção para o Próximo SemestreÉ promovido para o semestre seguinte o estudante aprovado em todas as disciplinas ou reprovado, no máximo, em duas disciplinas. O estudante promovido em regime de dependência deverá matricular-se, obrigatoriamente, na série seguinte e nas disciplinas de que depende, observando-se na nova série a compatibilidade de horários e aplicando-se a todos os componentes curriculares as mesmas exigências de frequência e aproveitamento estabelecidos no Regimento. Entende-se por incompatibilidade a superposição, ainda que parcial, dos horários de aula das disciplinas de séries não consecutivas. Não se admite nova promoção com dependência de componente curricular de série semestral que não seja a imediatamente anterior, ressalvada a hipótese do não oferecimento da disciplina. Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos poderão ter abreviada a duração de seus cursos, de acordo com regulamentação interna e com a legislação educacional superior